Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FIFTY SHADES OF VANESSA PAQUETE

FIFTY SHADES OF VANESSA PAQUETE

SETÚBAL: PRAIA DE ALBARQUEL E O SEU POR DO SOL

Sem TítuloUIO (2).png

 

Falar na Serra da Arrábida é pronunciarmo-nos acerca de um paraíso na terra, ainda algo desconhecido para os portugueses.

Estando a morar, há alguns anos, em Setúbal, não me passou ao lado a beleza desta região que em tudo contrasta com a ferocidade dos mares do Norte (Matosinhos e Leça da Palmeira).

A Arrábida é uma zona (ainda) privilegiada; rodeada por um mar transparente verde safira ou azul lis, nesta altura, em que tanto somos acometidos por vários incêndios que vão devastando a nossa área florestal, a Serra da Arrábida coabitando lado a lado com o mar (cenário único em Portugal) é um sítio verdadeiramente abençoado.

Bocage dizia: “Setúbal é um cagalhão servido numa bandeja de prata”. A escolha das palavras é da inteira responsabilidade do poeta mais famoso da região, mas consigo compreender o que elas querem dizer. Entre o azul do rio Sado e o verde da serra da Arrábida, Setúbal nasceu num cenário quase perfeito.

E é exactamente nesse cenário que se encontra a praia de Albarquel!

Vanessa3.jpg

Situada no sopé da serra da arrábida, esta praia tem um extenso areal onde podem estender a vossa toalha e desfrutar do sol;  uma praia que poderia ocupar o lugar que já teve, a 5 min da cidade e com uma vista deslumbrante sobre a cidade, troia e a serra, no entanto falta-lhe as estruturas de apoio e o estacionamento, a estrada é má e a mata à volta não está arranjada, no entanto é um luxo para algumas pessoas desfrutarem de praia e serra ao final de um dia de trabalho.

Sem Títuloyui (3).png

Uma praia para apreciadores do nascer do sol na praia também. Excelente para fotógrafos. Praia com rochas de uma beleza indescritível.

Tem um areal extenso, delimitado a poente por uma saliência rochosa da falésia de formato invulgar. Do lado nascente, está delimitada por um pontão e pelo Forte de Albarquel. Deste local, é possível apreciar de posição vantajosa a vista sobre a Península de Troia, do outro lado do rio Sado.

Foi limpa no início do século XXI e a sua procura tem sido crescente nos últimos anos, tanto de nacionais como por estrangeiros, particularmente europeus comunitários. Mais recentemente foi feito um jardim antes do areal, num espaço onde anteriormente se encontrava o antigo parque de campismo de Setúbal, conhecido por "Toca do Pai Lopes". A praia é banhada pelo estuário do Sado e a qualidade da água é considerada excelente, comprovada pelas análises frequentes efetuadas pelas entidades competentes. A sua água rivaliza com as temperaturas das águas das praias do Algarve, sendo que facilmente se encontram temperaturas entre os 20ºC e que poderão chegar aos 23ºC.

Praia de águas calmas, é recomendável principalmente a famílias com crianças de tenra idade. O facto de ser uma praia vigiada acrescenta uma maior segurança a quem a visita. A praia de Albarquel é o sítio perfeito para se relaxar , meditar ao por do sol e fotografar , fotografar muito...

Vanessa247.jpg

Não importa o quão difícil tenha sido o nosso dia, não abrimos sempre um sorriso ao ver um pôr do sol a enfeitar o céu e a iluminar mo nos. O coração enche-se de gratidão ao observarmos aquela paisagem e percebemos que a natureza surpreende-nos todos os dias.

Esse momento merece ser registrado em fotografias e as cores do céu deixam-nas ainda mais lindas.

Diariamente um pôr do Sol lhe é oferecido para refletir e virar as páginas de sua vida. Use-o como um ritual. Revise-se, repasse suas decisões e pensamentos… e siga em frente!

Baudelaire Guinevere

Quando preciso de luz, com certeza, é atrás do sol que eu vou! Ele ilumina a minha alma, aquece o meu corpo e dá-me toda a energia que preciso para continuar.

Já procurei muito, mas sei que energia melhor jamais vou encontrar.

Vanessa240.png

DSC_0073.jpg

DSC_0124.jpg

DSC_0194.jpg

Vanessa241.png

Vanessa407.jpg

Vanessa202.jpg

DSC_0182.jpg

Texto & Crítica: Vanessa Paquete 2018  ©

Fotos: Vanessa Paquete ©
Flyers: Vanessa Paquete

Todos os Direitos Reservados

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.