Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FIFTY SHADES OF VANESSA PAQUETE

FIFTY SHADES OF VANESSA PAQUETE

O ATOR DIOGO MORGADO SURPREENDE FÃS COM NOVO LOOK

13729139_1377641215584610_6328911926328974450_n.jp

 

O ator Diogo Morgado assustou os seus fãs nas redes sociais com o seu novo visual: de barba rústica, sobrancelha arqueada, olhar conspícuo e camisola cinza a condizer com o seu rosto de harpia, enquanto nos lançava um ar de polícia infiltrado ou de um bandido grosseiro desfavelado, ou, quiçá, um membro de um gangue, a verdade é que Diogo está diferente e surpreendeu-nos… outra vez!


Mas tudo por uma boa causa; assim se supõe!


Diogo, que parece trabalhar a velocidade da luz, encontra-se presentemente a trabalhar em território brasileiro num novo projeto. Mal finalizou as filmagens da sua primeira longa-metragem, enquanto realizador, em Faro, Diogo voou para o Brasil para mergulhar num novo empreendimento, cujo visual é a antítese de tudo aquilo que o ator nos mostrou até a data.


Se não soubéssemos que Diogo está embrenhado num novo trabalho - assim nos afirma ele - incorreríamos na tentação de afirmar que o ator estaria a competir com o seu melhor amigo: o entertainer/ator português Rui Unas, no crescimento da barba!


Mas não!


Diogo Morgado rumou até ao outro lado do atlântico para gravar algo.


O quê? Só consultando o oráculo de Delfos, visto que o ator é extremamente cioso da sua privacidade pessoal e artística idem aspas e – por norma – costuma deixar-nos bastante expetantes relativamente a cada projeto que empreende. Estratégia de marketing ou puros traços da sua personalidade, a verdade é que o ator nada revela e quase faz um jogo de charadas connosco; Diz-nos algo num tom sibilante e nós tentamos desvendar entrelinhas o que poderá estar por detrás da sua expressão inescrutável.


Longe vão os tempos em que o ator encarnava personagens bem formadas, de famílias sempre abastadas, onde – por natureza – assumia sempre o papel de doutor ou engenheiro; longíssimos vão esses tempos!

 

Quando digo algo do gênero pareço sempre anular alguns anos de trabalho de Diogo Morgado e titubeio sempre um pouco; é como se dissesse que tais papeis – a meu ver – não eram atrativos ou que eram demasiado sensaboronos, porém, já confessei por diversas vezes não ter acompanhado a carreira do ator e que o que me impeliu a escrever uma crónica acerca dele foi um filme nova-iorquino onde Diogo se despojava da sua candura e assumia uma posição mais incisiva e agressiva. Talvez, papéis de disciplina ascética não combinem comigo... 

 

Talvez eu aprecie verdadeiramente personagens que encarnam facetas problemáticas e mais obscuras.


Talvez tudo o que Diogo encarnou no último ano, desde o franzir do cenho, as botas de cowboy, o olhar enxague, o deferir de golpes, a manipulação psíquica, talvez tudo isso seja aquilo que me atraí verdadeiramente numa personagem e me assoberba os sentidos.


Talvez…


Só o poderei afirmar cabalmente quando Diogo voltar a interpretar uma personagem cavalheiresca e cordial.

Por ora, isto é o que me move!

  

Diogo Morgado.jpg

 O ator surpreendeu com a sua metamorfose e deixou-nos expectantes, dado que não sabemos se se encontra no Brasil enquanto realizador ou ator...


Não é de admirar que Leonardo DiCaprio me tenha conquistado a admiração com a sua interpretação em “ The Departed “. A narrativa é recheada de tensão e violência. Máfia irlandesa versus polícia de Boston. A premissa é sobre dois espiões infiltrados: um no gangue dos bandidos da máfia e o outro dentro do departamento da polícia. Ambos têm que participar numa rede de intrigas, traições e mentiras. A honra e a ética são colocadas de lado. A linha entre o paraíso e o inferno fica tênue. No final toda a gente é chacinada e o Leonardo Dicaprio ganhou-me o respeito, quando já havia ganho há anos a outras mulheres com a sua bela carinha larocas. A mim só mo ganhou quando me mostrou o seu punho cerrado a deferir uns golpes em Matt Damon e a sua interação com Jack Nicholson.


E que dizer de Matt Damon que com todo o seu carisma nos arrebata numa série de filmes onde a sua identidade, permanentemente desconhecida, o obriga quase a ser um fora de lei em constante perseguição, encarnando um bom herói de ação que há mais de catorze anos dá frutos: Jason Bourne é uma das minhas personagens preferidas de todo o sempre.


Evidentemente, que aprecio ação!


E mesmo nos dramas românticos aprecio que o herói não possua escrúpulos no início e os vá ganhando à custa do poder de transformação do amor. Gosto de personagens misteriosas, de semblante fechado e tétrico, prontas a serem desembrulhadas e vasculhadas por nós, sujeitas a uma metamorfose.


Fiquem descansados, eu também choro sempre que vejo o Titanic ou o Love Actually, portanto, nada de alarmar as autoridades locais ok?

 

Mas regressando ao fantástico novo look de Diogo Morgado que, ante a perspetiva da câmara, e aquele seu olhar esbugalhado incisivo, parecia ser bem mais assustador do que é na realidade, temos de conceder algum crédito ao entertainer Rui Unas que galgou algumas fronteiras e atreveu-se a implementar em Portugal a moda da barba à lenhador, cujo estilo, tem por nome lumbersexual e que se coaduna na perfeição com o estilo de Unas visto que um lumbersexual é um homem que trata de si, gosta de manter um bom visual, mas traz muitas influências rústicas dos lenhadores no seu visual como barbas grandes e afins...

 

Rui Unas.jpg

 


Numa outra variante mais profissional – ao longo dos anos – fomos vendo vários atores sofrer algumas mutações drásticas de visual para interpretarem certos papéis, algo que ainda não é muito usual aqui em Portugal em termos masculinos, mas que lá fora já fez muitas caras bonitas deixarem crescer a barba e até o cabelo, o que os torna algo irreconhecíveis aos nossos olhos!


A barba é sempre um sinónimo agreste de virilidade!


Diogo interpretou Jesus Cristo em “Filho De Deus” e o facto de não o reconhecermos no papel não foi tão impactante, quanto ele deixar crescer uma barba, colocar um boné e nos parecer o bandido ali do lado que nos vai abordar com uma arma a cabeça, mas, como sempre referi, o caminho é o da ascensão, da ousadia e não o da estagnação!


Agrada-me que o Diogo só opte caminhar pelos caminhos que escolheu trilhar.


É sinónimo de teimosia e personalidade!


Em que projeto estará ele empenhado, apenas o oráculo de Delfos nos poderá conduzir a resposta.


Por ora, Diogo vai partilhando aquilo que lhe apraz o que é justíssimo, visto que já nos apercebemos que é um homem que gosta de dividir com os fãs as suas conquistas, amizades e glórias, mas também aprecia atrair-nos com o seu isco de expetativa relativamente aos seus projetos.


Costuma dizer-se que revelar algo antes de estar consolidado dá mau agouro e Diogo parece acreditar muito nesse apanágio.

 

ng6704826.jpg

 

Design de Flyers: Vanessa Paquete 2016 ©

Texto & Crítica: Vanessa Paquete 2016 ©

Foto Principal: Diogo Morgado/ Copyright INST/FACEBOOK
Foto Diogo Morgado: Paulo Alexandrino Global Imagens/ Copyright
IMAGES FLYER: INTERNET SOURCE Copyright
Fotos Rui Unas / Copyright INST/FACEBOOK/INTERNET SOURCE

Todos os Direitos Reservados ®