Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FIFTY SHADES OF VANESSA PAQUETE

FIFTY SHADES OF VANESSA PAQUETE

ANOS DOURADOS DE HOLLYWOOD C/DESIFOTO LISBOA & PROJETO ALQUIMIA NAS CAVES ALIANÇA UNDERGROUND MUSEUM

Caves Aliança I.jpg

 

No dia 06 de Novembro de 2016 realizou-se em Sangalhos mais um impressionante e belíssimo Evento da Desifoto Lisboa onde O PROJETO ALQUIMIA foram os nossos convidados especiais, apresentando uma temâtica cheia de glamour que se coadunou na perfeição com as belíssimas Caves dos Vinhos Aliança.

 

Nesse Evento participaram bastantes modelos e fotógrafos, bem como imensas parcerias que serviram um pouco para pintar o pano de fundo das belíssimas caves de Sangalhos, e, de igual modo, tiveram como âmbito e objetivo promovê-las.

 

A nossa escolha para o local do Evento deveu-se mesmo a pitoresca beleza, cultura e atividade vínicola que as Caves Aliança de Sangalhos representam.. É um local onde as visitas turísticas e os seus convidados desempenham um papel fundamental na sua vida e na sua economia, sendo um legado único inestimável na região da Anadia.

 

10.jpg

 

9.jpg

 

61.jpg

 

46.jpg

 

59.jpg

 

As Caves Aliança possuiem anos de história mas as colecções que se encontram no seu subsolo são recentes e todas elas (sem exceção) também contam a sua estória e possuem a sua marca implícita: O conceituado comendador e coleccionador de arte Joe Berardo explicou-nos como criou o seu museu subterrâneo onde nos apresenta 9 colecções de arte distintas, e como apelidou o seu magnífico espólio das Caves Aliança de Underground Museum. Para quem esteja a indagar o porquê do nome Underground Museum, embora a explicação pareça algo óbvia, a verdade é que da primeira vez que o Comendador visitou as Caves sentiu que percorria o metro de Londres tal eram as parecenças a nível de planificação e estrutura.

 

O metro de Londres é o mais antigo do mundo, todavia,todo o seu sistema foi desenvolvido e desenhado para ser o mais intuitivo possível, desde o mapa icônico até as indicações dentro das estações.

 

As Caves dos Vinhos Aliança possuem uma estrutura algo parecida ao metro de Londres (2 Kms de subsolo em esquinas entrecruzadas), o que fez com que o Comendador Joe Berardo utilizasse em cada uma das suas colecções um símbolo icônico a imitar o metro de Londres, como se fôssemos entrar numa das estações (simplesmente genial) !

 

154.jpg

 

102

 

146

 

166

 

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

 

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial. A única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

 

Vitor Saraiva.jpg

 

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.  

 

1.jpg

 

17.jpg

 

8.jpg

 

5.jpg

 

6.jpg

 

Com o Projeto Alquimia tentamos conjugar o brio e o savoir fair do Underground Museum com os míticos Anos Dourados de Hollywood, onde tudo resplandecia e espelhava brilho, classe e glamour!

 

O Projeto Alquimia é exactamente daquela zona do Norte de Portugal e foi criado em 2008, no âmbito do Curso Profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária Coelho e Castro - Santa Maria da Feira, pela Professora Fernanda Morais, para dar corpo a projetos de animação artística, no campo das artes performativas. Tendo a Desifoto já trabalhado com eles por diversas vezes, desde o início do nosso projeto, a ideia de os brindar com um Evento que lhes pertencesse unicamente a eles afigurou-se logo no mapa com a recriação dos Anos Dourados de Hollywood nas Caves Aliança.

 

2.jpg

 

17.jpg

 

8.jpg

 

16.jpg

 

A vasta experiência do Projeto Alquimia em Eventos do gênero tem contribuído imenso para a aquisição de competências, muito significativas e determinantes, na formação dos membros integrantes do Projeto, traduzindo-se em performances cada vez mais criativas e tecnicamente mais exigentes, que levaram à conquista de vários primeiros prémios na Feira de Artes Performativas, realizada anualmente em Santa Maria da Feira, nas categorias de artes circenses, dança e teatro.

 

VIII.jpg

 

O Aliança Underground Museum é uma excelente surpresa que se vai descobrindo ao longo dos túneis onde estão expostas centenas de peças do acervo “The Berardo Collection – Culture for life”, algumas com cerca de 1500 anos: Colecção; Arte Etnográfica Africana; Escultura Contemporânea do Zimbabué; Colecção de Minerais; Colecção de Fósseis; Azulejos e Cerâmica das Caldas.

 
Destaca-se da visita a "estação cor-de-rosa", uma parede coberta de quartzos rosa que com a iluminação quase nos transporta no espaço; a galeria de minerais, com centenas de peças de uma beleza extraordinária; a colecção de arte africana com a sua tónica na fecundidade; o túnel de esculturas impressionantes em pedra do Zimbabué, e claro, a imensa cave de barricas e túneis que termina, magestosamente, numa mesa enorme, peça única admirável, onde a iluminação de uns candeeiros que sobraram da remodelação do Savoy na Madeira ( criam toda a ambiência de um jantar da Maçonaria ou da Távola Redonda.)
 

29.jpg

 

15.jpg

 

15.jpg

 

10.jpg

 

25.jpg

 

12.jpg

 

89

 

110.jpg

 

70

  

7.jpg

 

94

 

 

Desde já agradecemos a toda a gente afiliada ao projeto (ainda eram umas dezenas de pessoas), a todas as parcerias porque sem elas jamais poderiamos levar a cabo uma Organização de Fins Não Lucrativos e a todos os fotógrafos e modelos que aguentaram um dia de calor imenso com e sob as objetivas.

Um especial agradecimento a Drª Maria da Luz pela sua simpatia, hospitalidade, o seu empenho, acompanhamento e o seu imenso sorriso cativante (já é a terceira vez que nos recebe) e pelo seu à vontade e dicas para as modelos e, claro, pelo maravilhoso espumante no final de cada Evento e o habitual brinde de satisfação !

 

Um imenso obrigado a entidade do Bacalhoa e a Aliança Vinhos de Portugal e a todos os seus funcionários que nos incentivam a levar este projeto avante e sempre colaboram connosco, não descurando um único pormenor e aos seus representantes por confiar e acreditar em duas pessoas e depositar nas nossas mãos a sua total confiança. 

 

Um imenso obrigado a Fernanda e Joaquim Morais e a todos os elementos do Projeto Alquimia por nos terem piscado o olho a este projeto e por nos acompanharem desde 2014 numa amizade sem precedentes.

 

Um agradecimento especial ao Comendador Joe Berardo, cuja colecção de arte, espalhada pelos diversos locais de Portugal, faz-me sempre sentir que estou diante de relíquias culturais inestimáveis que moldaram o curso da nossa história enquanto seres humanos.

É um prazer puder estar tão perto de um espólio tão culturalmente valioso.

 

112

 

17

 

19

 

112

 

Venham vistar o primeiro Museu Subterrâneo onde estagiam espumantes, vinhos e aguardentes em perfeita união com 9 colecções artísticas. 

Vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=gt-jfbXbF34  

Morada:

Aliança Vinhos de Portugal, S.A.
Rua do Comércio, 444
3780-124 Sangalhos

GPS: 40°29'21.66"N | 8°28'18.08"O

Aliança Vinhos de Portugal
Site: http://www.alianca.pt/pt/enoturismo/list/scripts/core.htm?p=enoturismo&f=list&lang=pt&idcont=619
Pagina: https://www.facebook.com/AliancaVinhos/?fref=ts
Bacalhoa Vinhos de Portugal
Pagina: https://www.facebook.com/Bacalhoa/?fref=ts

 

175

 

Design de Flyers: Vanessa Paquete 2017 ©

Texto & Crítica: Vanessa Paquete 2017 ©

Fotos Principais: Todos os Direitos de Autor Pertencem aos Respetivos Fotógrafos ©

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.