Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FIFTY SHADES OF VANESSA PAQUETE

FIFTY SHADES OF VANESSA PAQUETE

DIOGO MORGADO & OURO VERDE: PORQUE RAZÃO NÃO PODE PERDER O I EPISÓDIO HOJE ÀS 21:00 NA TVI JÁ ESTE DOMINGO (08 JANEIRO 2017 ) NUMA ESTÓRIA ONDE AMOR E VINGANÇA SE GLADIAM ENTRE SI

DMVI.jpg

 

Diogo Morgado e TVI hoje fazem uma maratona surpreendente a partir das 19:00 para apresentar aquela que será a nova obra de ficção do canal de Queluz de Baixo.


Existem várias razões para se assistir ao I episódio, d`entre elas, o próprio genérico que se afigura como algo muito vanguardista, inédito em Portugal e caliente. Se o vou revelar?

 

Não!

 

Mas deixo aqui o link para que possam dar uma espreitadela.

 

 


Portugal cresceu com a teledramaturgia brasileira e sentir-se um sotaquezinho carioca e ver rostos tão conhecidos como ZéZé Motta, Sílvia Pfeifer e Gracindo Júnior é já de si outro motivo para nos sentarmos com a família a assistir a saga de Zé Maria/Jorge Monforte (Diogo Morgado).


Quem não se lembra das míticas e inesquecíveis novelas da Rede Globo onde as roças de cacau e as cabeças de gado eram o mote para uma grande estória? Novelas como Renascer e o Rei do Gado ficaram na memória coletiva não só do Brasil, mas de Portugal também!


As suas personagens causavam-nos debates, os seus galãs faziam-nos suspirar, as estórias de amor causavam divisões nos nossos corações, criavam-nos ilusões, entravam no nosso mundo do onírico, faziam-nos sonhar: quem não queria ser Mariana (Adriana Esteves) em Renascer em busca de uma vingança que a colocou face a face com várias emoções contraditórias ao apaixonar-se por João Pedro, filho do mandatário da morte do seu avô ? Ou quem não sonhava ser Luana (Patrícia Pilar) em Rei do Gado ?


Mais de três gerações lusas cresceram com os boia-frias, os peões de fazenda e o seus coronéis e Maria João Costa (sua autora) terá trazido – porventura – a sua paixão brasileira para o circuito português de ficção, fazendo uma ponte exímia entre Brasil-Portugal que – decerto – não deixará ninguém indiferente.

 

Silvia Pfeiffer.jpg

 

Desde sempre que novelas sempre foram sinônimo de amor e romantismo exacerbado, embora, ultimamente, outros temas tenham sido priorizados como política, o crime e lavagem de dinheiro.


Provas incontesteáveis são o share de audiências que ainda prova que o público quer emocionar-se, ser envolvido numa paixão desenfreada e anestesiar as agruras da sua vida com um enredo interessante que o cative.


Novelas como Império e Avenida Brasil terão provado que o público já não se interessava apenas pelo isco do coração, mas sim, também por uma boa trama que os fizesse raciocinar.


D`entre as telenovelas brasileiras veiculadas recentemente, entre 2012 e 2016,
Avenida Brasil, emitida pela Rede Globo de Televisão em horário nobre, alcançou uma enorme repercussão social. Diversos especialistas analisaram algumas das razões para o sucesso logrado por Avenida Brasil que transformou-se na telenovela mais lucrativa dos últimos vinte anos em território brasileiro e foi exportada para mais de 57 países.

 

Um elemento interessantíssimo é a caracterização das personagens que ocupam papéis de heróis ou vilãos. No caso de Avenida Brasil não existia um padrão definido. O público teve certa dificuldade em caracterizar uma personagem como essencialmente boa ou má, o que fez com que houvesse uma forte discussão em torno da temática: quais seriam os limites plausíveis entre o justo e uma vingança. Porque, no fundo, o eixo central da trama de Avenida Brasil construiu-se em torno da ideia de uma vingança. A trama da telenovela girava em torno de uma criança (Nina/Rita), Débora Falabella,  traumatizada devido aos maus-tratos de sua madrasta (Carmem Lúcia), Adriana Esteves,  cujo ápice da maldade foi abandoná-la no lixão e causar a morte do seu pai.  

 

Avenida Brasil.jpg

 

Por mais que o destino de Nina/Rita tenha tido um rumo relativamente positivo - ao ser adotada por uma família Argentina com posses - o desejo de vingança permaneceu presente. Nina/Rita atribui à Carmem Lúcia não só a responsabilidade pelas suas agruras como também pela morte do seu pai. Assim que surge uma oportunidade, Rita/Nina corre atrás do que acredita ser uma busca por justiça tendo colocado em cima da mesa a questão: quais são os parâmetros que definem um ato como justo ou vingativo? Nina quis fazer justiça e acabou manipulando outras pessoas à sua volta, abdicando inclusive do amor e magoando aqueles que mais amava para que a personagem conseguisse realizar o que acreditava ser justo, ela tornou-se numa anti-heroína, perdendo a ética e a moral e concretizando a velha máxima de Maquiavel “Os fins justificam os meios”. Os artíficios usados por Nina para atingir a sua vingança foram degradando o caráter moral da personagem, a ponto de igualá-la à sua rival.

 

Ouro Verde I.jpg

 

Embora a estória se inicie com um reencontro entre Jorge Monforte (Morgado) e Bia (Joana de Verona) na Amazônia em 2016, enquanto esta protesta contra o seu negócio e a favor do ambiente, a verdade é que a estória estará cheia de twists e reviravoltas inesperadas, segundo afirma o próprio ator.

 

Para nos explicar a estória, existe um recuar no tempo de 15 anos que nos ajuda a compreender a troca de olhares assoberbante que o fazendeiro e a ambientalista trocam entre si.

E regressamos ao ano de 2002 em Lisboa, quando Jorge Monforte (Diogo) ainda era um jovem estudante universitário de nome Zé Maria.

 

Ouro Verde III.jpg

 

Em Avenida Brasil, não querendo exagerar nos pararelismos da VINGANÇA, o que mantinha o público sempre agarrado a narrativa era o factor surpresa; quando se acreditava que a trama já estava toda deslindada, eis que surgia mais um facto novo e inesperado que nos surpreendia e nos remetia a estaca zero. As próprias personagens foram passando por uma metamorfose ao longo de todo o enredo. Cauã Reymond passou de “desgraçadinho abandonado pela namoradinha do lixão em prol da sua vingança “ à detetive e a vitimizada Nina passou de “mocinha do povo” a uma personagem maléfica, disposta a abusar do amor e carinho que todos nutriam por si para se aproveitar deles e usá-los a seu bel-prazer na sua vingança.

 

O amor de Jorge e Nina que tanto o público defendeu e, pelo qual, sucumbiu no início da novela foi rapidamente substituído , doze anos volvidos, por um desejo desenfreado de Nina na sua vingança e pela desilusão de Jorginho relativamente à Nina e a desconfiança acerca do seu caracter e índole.

 

Em Ouro Verde sabemos que o massacre da família de Zé Maria (Diogo Morgado) irá transformá-lo completamente. Os primeiros episódios são cruciais para que se entenda o resto da trama e se veja o início da bela estória de amor entre Zé Maria (Diogo Morgado) e Bia (Joana de Verona) e como as circunstâncias da vida os separam e moldam as suas personalidades no decorrer dos anos que se seguem até o seu reencontro em 2016 na Amazônia.

 

Ouro Verde II.jpg

 

A TVI não falhou no efeito surpresa e juntou um elenco de luxo, já com um olho na internacionalização do seu novo produto, que parece ter boas hipóteses de migrar para o Brasil e, de seguida, galgar fronteiras. O cheirinho a Brasil traz-nos algum conforto e um certo aconchego no nosso baú de recordações.


A título de exemplo, Zézé Motta, com mais de cinquenta anos de carreira, e tendo protagonizado algumas das maiores produções de que o Brasil possui memória; como Sinhã Moça, Chica da Silva, Corpo a Corpo, Renascer, A Próxima Vítima, Porto dos Milagres, entre outros, será a voz da razão de Jorge Monforte (Diogo Morgado), sua conselheira intíma e uma mãe de santo que não sairá do seu lado.


Silvia Pfeiffer, outro dos grandes nomes da história brasileira televisiva, e que conta no seu repertório trabalhos de protagonista como a vilã Isadora de Meu Bem Meu Mal, Letícia de Tropicaliente e Léia do Rei do Gado (novelas que fizeram furor em Portugal na década de 90), será a esposa de Miguel da Fonseca e mãe de Bia.

 

Mas Ouro Verde é muito mais que uma estória de VINGANÇA ou AMOR, em toda a sua trama existe um núcleo de atores surpreendentes que irão entrecruzar estórias e fazer as delícias do público.

 

Ouro Verde IV.jpg

 

PARA VER EM DIRETO "OURO VERDE"

 

Design de Flyers: Vanessa Paquete 2017 ©

Texto & Crítica: Vanessa Paquete 2017 ©

Diversas Fontes Online e Média

Fotos: TVI CopyRight INST/TWITTER/FACEBOOK ©

Todos os Direitos Reservados ®

 

SEGUE O ATOR E OS SEUS PROJETOS 

 

Diogo Morgado Twitter

Diogo Morgado Facebook

Diogo Morgado Instagram

 

 

SEGUE O ATOR E OS SEUS PROJETOS PELAS MÃOS DOS SEUS FÃS 

 

Diogo Morgado Fans Twitter

Diogo Morgado Fans (Site)

Diogo Morgado Fans (Instagram)

Aboutdiogomorgado Blog USA

Diogofanblog USA

Diogofanblog Instagram USA

 

SEGUE OURO VERDE NAS REDES SOCIAIS

 

Facebook Ouro Verde

Instagram Ouro Verde

 

1 comentário

Comentar post